Dani Navegantes

terça-feira, março 15, 2011


Para que serve a terapia?

1
Oi meninas,

Como vocês já  sabem, eu faço Psicologia. É muito comum as pessoas me perguntarem para que serve a terapia. Vivemos numa sociedade onde a grande maioria não entende qual é o papel do psicólogo e não é raro ouvirmos a seguinte frase: Psicólogo é coisa de maluco! Não é verdade?! 
Com o intuito de esclarecer como funciona a terapia eu postei aqui um artigo que li e gostei. Achei interessante a forma simples como a autora e psicóloga, Andréia Mattiuci explica a serventia da terapia. Concordo plenamente com ela quando diz que a terapia é um ato de coragem e que alguns ainda não estão preparados para seguir em frente.
Espero que gostem do post!
***********************************************************************************************************************************
No atendimento infantil, sempre explico de uma forma bem simples o que é fazer terapia: “Quando temos uma dor no braço vamos ao ortopedista, quando a dor é na garganta vamos ao otorrino e quando temos uma tristeza que não sabemos de onde vem, vamos ao psicólogo”. De fato é uma explicação simples, porém muitas pessoas não acreditam na eficácia da terapia e procura métodos mais rápidos e mais fáceis, o que muitas vezes (infelizmente) não traz resultados.
Antes de qualquer coisa é preciso saber que o psicólogo não é uma amigo “pago” e que apesar de aparentemente ser uma simples conversa, o terapeuta nunca dá conselhos ou opiniões sobre o que fazer. O trabalho do terapeuta é auxiliar o autoconhecimento. Costumo dizer que quando uma pessoa chega à terapia traz consigo um guarda-roupa bastante “bagunçado” e por conseqüência não conseguimos encontrar nada, por isso é preciso ver quais roupas estão limpas, as que estão sujas, as que não servem mais e as que nunca usamos e nem lembrávamos que existiam. Após arrumar o armário conseguimos enxergar o que antes era difícil. Quando estamos com o “guarda-roupa bagunçado” dificilmente conseguimos pensar e encontrar respostas para aquilo que queremos, por isso é comum quem está de fora ver mais claramente do que quem está dentro da situação (relacionamento conturbado, traição, etc). Então, em resumo o psicólogo não dá as respostas, mas ajuda as encontrá-las.
Muitas vezes, durante a busca por respostas nos deparamos com traumas que foram adquiridos, isto é, somos hoje o resultado de tudo aquilo que vivemos desde o nosso nascimento. Às vezes uma mulher traída que sofre de depressão nada mais é do que a repetição da vida que sua mãe teve, e que por não ter outro exemplo acredita que aquele relacionamento é comum e que aquilo é amor. Com a terapia é possível reviver o trauma e reelaborar de uma forma positiva à caminho da cura. Infelizmente não posso afirmar que a terapia seja sempre agradável, pois reviver um trauma pode trazer muito sofrimento, e algumas pessoas preferem interromper as sessões do que enfrentar a dor.
É um ato de coragem seguir em frente, e alguns ainda não estão preparados. Por isso, não basta ir ao psicólogo porque deu certo para amiga ou porque o marido quer, a vontade precisa partir de dentro e antes de tudo é preciso ter consciência de que mudar dá trabalho. Para os corajosos que aceitam seguir a terapia existe uma grande chance de melhor qualidade de vida e por conseqüência a felicidade. Digo grande chance, pois os resultados da terapia dependem 50% do sujeito e 50% do psicólogo, por isso é preciso estar atento nas qualificações do terapeuta, é importante verificar se ele está inscrito no conselho regional de psicologia, no site do Conselho Federal de Psicologia é possível encontrar o site dos conselhos regionais, outro dica é que a maioria dos psicólogos não cobram a primeira sessão, o que é uma ótima oportunidade de conhecer o profissional, e lembre-se que psicólogo não dá conselhos, não fala sobre questões religiosas e esotéricas.
Por fim, quem está a procura de alivio para o sofrimento ou em busca da felicidade pode encontrar na psicologia uma ótima ferramenta para ajudá-la, basta querer!
 Por Andreia Mattiuci
Psicóloga clínica especializada em psicoteria, terapia de casal e gravidez.

Beijinhos com carinho,
Dani Navegantes

1 comentários:

Meu Livro,em construção disse...

Dani!

Sem Palavras para o seu Blog!
Não faço comentário,vivo no meu mundinho,entro aqui na net em busca de respostas impossíveis vamos dizer.
Mais no seu parei,e aqui estou eu,parada faz quase uma hora.
Cheguei aqui através da clinica que estou a procura a anos,mais sempre faço isso todas as madrugadas.
Mas o motivo desse comentario é único:
_________Parabéns____________

Postar um comentário

Meninas,

A opinião de vocês é super importante para mim, dependo dela para que o blog fique cada vez mais interessante!

Comentem, critiquem, dêem novas idéias! O blog é NOSSO!

Opinem SEMPRE!

Beijinhos,
Dani