Dani Navegantes

quarta-feira, abril 13, 2011


Gravidez & Cabelo

0
Bom dia meninas!!!

Hoje o assunto aqui é gravidez! Li uma reportagem no site Portais da Moda e achei interessante. Vamos ler?!

Então barrigudinhas fiquem atentas!

gravidez é um período de grandes mudanças para toda a família e principalmente para a gestante, durante os nove meses a mulher passa por frequentes variações de humor, sente desejos inusitados, sem falar nas mudanças de seu corpo, que são as mais notáveis. E durante esse período alguns cuidados devem ser tomados para garantir a saúde da mãe e da criança, e é aí que surgem muitas dúvidas, quanto ao que se pode ou não fazer.

Quando falamos de cabelos então, a pergunta é sempre a mesma: o que posso ou não usar nos cuidados com minhas madeixas? Para esclarecer suas dúvidas quanto a isso, confira abaixo algumas dicas que irão ajudá-la a estar bonita e saudável durante a sua gravidez.

Nos nove de gestação a maioria das mulheres costuma ter uma considerável melhora de seus cabelos, “durante a gravidez, os fios permanecem em sua fase anágena (de crescimento) e estimulados pelos hormônios (progesterona e estrogênio) tornam-se mais espessos, diminuindo a queda e avolumando a cabeleira”, afirma a dermatologista Aline Vieira

Porém após o parto você perceberá que a queda dos fios irá aumentar consideravelmente, em uma média de 60 a 100 fios por dia, isso durará aproximadamente uns quatro meses, contudo não há motivo para desespero, pois o cabelo irá cair aquilo que ele não caiu durante todo o período que se passou, o que acontece é um processo acumulativo. Vale lembrar que isso não é uma regra e que cada organismo se comporta de uma determinada maneira.

Evite processos químicos agressivos enquanto está grávida. Foto:Divulgação


Estou grávida, posso realizar tratamentos químicos nos meus cabelos?

Tratamentos químicos agressivos como tingir ou alisar devem ser adiados por um tempo. A dermatologista Daniela Valença Barel explica que “a formação do bebê acontece nos três primeiros meses de gestação. Por isso, o recomendado é utilizar química nos cabelos, no mínimo, após este período”. Uma opção é usar tonalizantes naturais de preferência a base de henna, pois eles não possuem amônia (substância que pode ser prejudicial ao feto) ou outros produtos agressivos em sua fórmula. A médica ainda alerta que “para evitar alergias, o melhor é optar por procedimentos já realizados anteriormente”.

O grande problema em usar química nos cabelos durante a gestação é que se eles forem aplicados na raiz dos fios, substâncias como amônia e chumbo podem penetrar no couro cabeludo e por meio da circulação sanguínea chegarem até obebê. É por isso que o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomendam o uso desses produtos durante a gravidez. “Acredita-se que alguns componentes usados nos produtos para cabelos são teratogênicos (geram defeitos no feto), tóxicos e até cancerígenos”, justifica especialista Aline Valença.

E o cuidado não para por ai, durante o período de amamentação a mamãe deve continuar se abstendo de certos procedimentos, pois como já dito, algumas substâncias vão para o sangue e podem chegar até a criança.

Gravidez traz mudanças, mas muita alegria. Foto:Divulgação

Cuidados especiais para as gestantes manterem os cabelos saudáveis

Hidratação sempre, as mamães que desejam continuar com os cabelos fortes e sedosos não podem abrir mão de hidratar os fios pelo menos de 15 em 15 dias. Procure usar produtos mais naturais e que não possuam cheiro muito forte. Cortar as madeixas também ajuda a mantê-las saudáveis e evita tanto a sua quebra.

Algumas grávidas irão perceber um aumento da oleosidade dos fios, isso ocorre devido as mudanças de seu organismo e a variação de hormônios. Para combater essa oleosidade, procure lavá-los mais vezes e utilize shampoos e condicionadores que melhor se adaptam ao seu tipo de cabelo.

É claro que estar bem consigo mesma e se sentir bonita é essencial para a auto-estima de qualquer mulher, contudo nunca faça nem um procedimento que coloque o seu neném em risco, o importante é primar sempre por sua saúde e a do bebê. Antes de realizar qualquer tratamento de beleza procure seu médico,
ele é a pessoa mais indicada para aconselhá-la. 


Carolina Araujo Ferraz
Redação Portais da Moda.

Que Deus abençoe a todas!

Beijos,
Dani Navegantes

0 comentários:

Postar um comentário

Meninas,

A opinião de vocês é super importante para mim, dependo dela para que o blog fique cada vez mais interessante!

Comentem, critiquem, dêem novas idéias! O blog é NOSSO!

Opinem SEMPRE!

Beijinhos,
Dani